Partilhar

sábado, 24 de agosto de 2013

Mês do Folclore

Como estamos no mês de agosto, no planejamento de artes não poderia faltar o tema FOLCLORE. Tema que nos permitiu, nas primeiras aulas de artes do mês, começarmos a conversar com os alunos sobre o que sabem e se lembram do folclore a fim de rememorarmos algumas lendas e mitos e confeccionarmos cartazes acerca desse tema. Relembramos que:
“Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.” Em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm acesso em 02/08/2013.
Após esse momento, resgatamos as principais lendas e mitos, tais como: Boitatá, Boto Cor-de-Rosa, Curupira, Caipora, Lobisomem, Mãe d´Água (Sereia, Iara), Negrinho do Pastoreio, Corpo-Seco, Pisadeira, Mula-sem-Cabeça, Saci-Pererê, Comadre Florzinha.
Na sequência, os alunos se dividiram em grupos. Cada grupo foi responsável por realizar uma pequena pesquisa sobre uma ou duas lendas e confeccionar cartazes que ilustrassem e trouxessem algumas informações a respeito delas. O resultado e o ânimo dos alunos foi melhor do que poderíamos imaginar. Nesse trabalho envolvemos os alunos dos módulos 3B, 4A e 4F.




























O módulo 3ª decidiu confeccionar 2 balões para relembrar algumas das tradições brasileiras, ou seja, a festa junina. A aula foi uma delícia! Parece que estávamos em um momento de celebração. Ao longo da aula, aproveitamos para repassar algumas formas geométricas, tais como: quadrado, retângulo, triângulo enquanto a aluna Maria de Lourdes e os alunos Marcelo Nascimento e João Victor confeccionavam os balões.



Somente poderemos agradecer aos alunos e alunas por nos terem presenteado com trabalhos tão interessantes. Obrigado a todos os envolvidos.

Professor Marcos Eça.






2 comentários:

  1. Parabéns professor Marcos Eça por ter encabeçado esse lindo trabalho!!! E a todos alunos e alunas do 3B, 4A e 4F parabéns pelo envolvimento, empenho e dedicação!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e o trabalho é de todos nós, é nosso. Somente foi possível por termos tido a ajuda de todos, desde papel, fita dupla face, folhas de papel colorido... e o envolvimento/entrega/doação dos alunos aliado a meu trabalho de escuta de suas necessidades, vontades e inquietações.

    ResponderExcluir